• Cary Solomon e Chuck Konzelman
  • 17/04/2021
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A HOLLYWOOD CONSERVADORA

Cary Solomon e Chuck Konzelman

 

Sim, há alguns de nós, produtores de  cinema, uma expressão que não só se assemelha a demência  nestes tempos como tambem  um anátema para a maioria de nossos colegas.

O que nos traz a seguinte questão:  por que e o que fazemos? Afinal , nós sabemos como fazer dinheiro nesse negócio, nós sabemos como escrever, nos sabemos como propor e como produzir e dirigir filmes de qualidade. Sendo assim, porque sustentar valores e crenças  tão desprezados em nossa cidade (Holywood)? Pior que isso, porque ser dedicado  a produzir filmes  que refletem tais valores e crenças?

Há uma simples resposta : porque o cinema importa  e agora mais do que nunca.

Como é de conhecimento geral, Hollywood vem  sofrendo  pesadamente o impacto do Covid- 19.  Recentemente, equipes de produção de filmes  e TV voltaram ao trabalho, mas os cinemas (salas de projeção) mal conseguem se manter à tona. O que resta a saber sobre a indústria do cinema é como será a normalidade dessa indústria após o Covid. Que tipo de estórias visuais vão emergir dos frangalhos deixados pela pandemia. Será o mesmo de antes? Ou ainda mais à esquerda do que agora? Ou seria demais esperar por novos brotos de inspiração  de olhos limpos? Talvez até mesmo a mudança em curso motivada pelo isolamento e todo o tempo para pensar e ousar imaginar maravilhas.

Ha precedentes  para tal esperança:

Em 1606 a peste bubônica varreu Londres. Os seus imensos e populares teatros foram fechados totalmente, mas dessa devastação surgiram os trabalhos de William Shakespeare tais como: Rei Lear, "Macbeth" e "Antonio e Cleopatra".

Sessenta anos depois, a chamada Peste Negra voltou a paralisar a Inglaterra e durante essa pandemia um estudante da Universidade de Cambridge chamado Isaac Newton saiu da cidade e se refugiou  na casa de campo de sua família . Sabiamente, ele se desligou das aulas de seus professores e antes que o ano terminasse ele havia desenvolvido o calculo avançado, a ótica e a teoria da gravidade.

Coloque esses fatos dentro do contexto de um mundo com cerca de 8 bilhões de habitantes   e ...quem sabe, um gênio ou dois por ai , se preparando para nos encher de espanto e encantamento  com suas criações.

" A resposta a todas estas questões é o dinheiro," como dito pelo âncora da TV Don Ohlmeyer ao repórter Torn Kornheiser  do Washington Post.

O inigualável  Ohlmeyer  que morreu em 2017, com certeza nao reconheceria o cenário da mídia e do cinema que se seguiram.  Porque naquele mesmo ano Donald John Trump tomou posse como o 45 ? presidente dos USA – um divisor de águas na historia do país , uma imensa barreira se ergueu pela metade do país, o que fez paralizar por um momento pelo menos, o que  a esquerda acreditava ser sua inexorável marcha  em direção à total recriação em sua própria imagem,  da cultura Americana.

Trump, contra todas as previsões eleitorais e os tumultuados 4 anos que se seguiram , atingiu a esquerda radical como um ataque nuclear. Isso foi uma guerra. Integridade foi abandonada, condescendência foi atingida e  fúria e ódio aos conservadores  e Cristãos  atingiram massa crítica.

E então veio o Coronavírus, pandemia e lockdowns. A esquerda tomou para dentro de seu coração  o infame axioma de Rahm Emanuel, ("nunca  desperdice uma crise séria") e se aproveitou de uma circunstância trágica para consolidar seus monopólios nas noticias , mídia,  mídia social  e entretenimento , para saquear e reorientar a eleição de 2020 e fechar , ou mesmo calar , toda e qualquer  voz  de oposição na cultura.

Assim, hoje em Hollywood, como nos últimos quatro anos, dinheiro não é mais a resposta para nossas questões. É de fato um fator mas ocupa um distante segundo lugar atrás  da ideologia.

Prova está no nosso último filme, "Unplanned" lançado em 2019. A verdadeira conversão de Abby Johnson e sua passada dedicação como diretora das clínicas Planned Parenthood, para superstar ativista pelos não nascidos, é um filme que quisemos fazer por anos. Finalmente conseguimos amealhar  os US$6,000,000  necessários para montar um elenco e equipe querendo partir para o sacrifício pessoal e profissional para contar essa comovente historia..

Unplanned não foi um simples filme cristão sobre fé, a esquerda aparentemente não quer se dar conta de  tantos outros que não foram feitos simplesmente por  que não faziam coro à narrativa reinante .

A historia de Abby por outro lado retirou a mascara cirurgica da esquerda e seu sacrosanto ABORTO.

Mas eles não tentaram simplesmente parar nosso filme com demonstrações organizadas, ou palestras sem fim  em talk shows, como fizeram com  a Paixão de Cristo em 2004. A mídia social nem sequer existia naquela época, nem mesmo celulares e smartphones e seus esforços para parar a obra prima de Mel Gibson somente ajudou a render a bagatela de US$600,000,000 de receita bruta de bilheteria do mundo todo. Até hoje ainda é o mais rentável filme classificado como só para adultos, com receita bruta  de bilheteria doméstica   de  US$370,000,000.

Mas hoje,  o método é gradual, pérfido, invisível e tecnologicamente sofisticado.  Ele segue assim  se recusa a mencionar qualquer coisa ou fato na superfície ou na mídia, fingindo que o filme não existe, e ao mesmo tempo bloqueando sua reprodução e manipulando resultados de busca, colocando marcas e/ou suspendendo contas, usando artimanhas para criar uma negatividade viral e intimidando veículos de comunicação para impedir impressão ou mídia eletrônica a não citar nenhum  tipo de  propaganda..              

Para fazer uma longa historia curta, as ofensas veiculadas pela alta tecnologia e a mídia social contra " Unplanned  " foram suficientes para nos convidarem a testemunhar junto ao Senado no sub comitê que investiga o movimento pela  supressão do pensamento conservador. Percebe a ironia!  Depois de 75 anos das investigações anti Americanas  (Mackartismo) da Câmara, viraram de cabeça para baixo e hoje são os conservadores que estão sendo retirados da opinião pública. Mas desta vez Hollywood  não sai em defesa de ninguém  por serem eles quem aplaudem a caça às bruxas.

Apesar de todo o esforço contra, Unplanned  já registra uma receita bruta de US$20,000,000 e teria sido muito mais se o filme tivesse tido uma vida de liberdade. E depois do filme ter saído de cartaz nos cinemas, Netflix  recusou-se a tê-lo em sua plataforma.  Amazon Prime o aceitou desde que aceitassem  um royalty de um centavo por hora de apresentação, mesmo assim, nos primeiros noventa dias, foi visto por mais de um milhao de vezes *.

Mas no caso em que  voce pense que eles estão chorando sobre nossas conquistas   sobre tudo isso, repense o assunto. De um passo atrás a tudo o que esta acontecendo e voce verá  que há boas notícias. O fato é que a esquerda contava como líquido e certo que prevaleceria na opinião pública, eles não precisariam fazer uso  de seu enorme poder para silenciar Cristãos e conservadores. Mas eles sabem muito bem que seus ideais e objetivos, quando explicados e expostos, deixam horrorizados os Americanos de boa consciência e crença no que há de bom em seu país.

É essa realidade que nos mantém motivados por todos os dias e todas as horas. Nós e outros em Hollywood, usando do que sobrou da mídia e mídia social,  continuamos a lutar a boa luta , acreditando nos planos de Deus Nosso Senhor para a humanidade e fazendo nossa parte no sentido de trazer luz e verdade aos nossos amigos e compatriotas através do poder do cinema. Esperamos  poder falar mais sobre esse assunto em futuras colunas.

Por agora deixamos vocês com algo mais. Abraham Lincoln disse durante a guerra civil quando perguntado se Deus Nosso Senhor estava do seu lado naquela situação:

"Eu nao me preocupo em saber se O Senhor esta do nosso lado. Minha maior  preocupação  é estar do lado de Deus, porque Deus esta sempre certo".

*       Cary Solomon e Chuck Konzelman têm escrito e produzido filmes por mais de 30 anos, tendo trabalhado para a Warner Brothers, Paramount, Sony-Columbia e 20th Century Fox.

**      Publicado na edição de 2 de abril do Epoch Times

***    Tradução de Jorge Abeid